A convidada de outubro do PodCAAD, o podcast do CAAD, é Susana Videira, Directora-geral da Política de Justiça.

Nesta entrevista, revelou que o principal desafio da instituição que lidera é o de manter a eficácia que é uma exigência para a justiça e garantir que serve o cidadão; falou sobre as estatísticas oficiais que desenvolve e como esses números são preciosos para compreender as tendências e propor soluções adequadas; sobre a Inteligência Artificial e os importantes projectos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do PRR.

Susana Videira falou também sobre os meios RAL, em particular, sobre os quinze anos do CAAD que considera muito positivos pelo nível crescente de procura, pela gestão financeira eficaz e pela transparência que gera confiança.

Na rubrica “Uma boa ideia para a justiça”, Susana Videira não deu uma, mas duas ideias. Uma mais geral seria a criação de um ecossistema digital para a justiça em que o cidadão encontraria uma resposta, com recurso à tecnologia, sempre que precisasse de dialogar com os serviços.

Uma outra ideia para os meios RAL seria a criação de um processo obrigatório de pré-mediação familiar para os conflitos parentais, numa primeira fase com carácter experimental.