
Luís Rosa, jornalista do Observador, é o primeiro convidado de 2026 do PodCAAD, o podcast do CAAD.
Neste episódio do ano queremos colocar a justiça em perspetiva e saber quais as expectativas, os desafios, os casos, os protagonistas da perspectiva de um jornalista que acompanha precisamente esta área há mais de vinte anos.
Luís Rosa falou sobre a relação dos media com a justiça; sobre os grandes processos, a exposição mediática e de como eles afectam a percepção pública da justiça.
Na rubrica "Uma boa ideia para a justiça", Luís Rosa sugere duas, na verdade: linguagem mais simples, acessível e sintética e a digitalização da justiça, nomeadamente, do processo penal.

Heleno Taveira Torres, advogado, professor de Direito Financeiro e chefe do Departamento de Direito Económico, Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo, é o convidado do décimo episódio do PodCAAD, o podcast do CAAD.
Nesta entrevista, explica, de forma detalhada, a complexa reforma tributária em curso no Brasil, impulsionada pela macrolitigância no país, onde 40% de todos os processos na justiça federal e mais de metade na justiça estadual têm origem tributária. Heleno Taveira Torres aborda também a arbitragem tributária, que está prestes a ser uma realidade brasileira, inspirada no modelo português, e que pretende gerar uma nova alternativa para que o contribuinte e o fisco possam reduzir conflitos. Mudanças que, em seu entender, vão tornar o Brasil mais competitivo a nível internacional.
Na rubrica "Uma boa ideia para a justiça", Heleno Taveira Torres sugere celeridade processual que é, em seu entender, a maior necessidade das sociedade actuais

