Aproximam-se três momentos públicos importantes para o CAAD. Três momentos que vão permitir ao Centro de Arbitragem Administrativa mostrar o caminho percorrido até aqui e o conhecimento acumulado desde a fundação, mas também participar num conjunto de debates de exposição internacional que vão contribuir para a definição do que é o exercício da justiça e o que está a mudar nesta área central para os cidadãos e para as empresas.

O primeiro evento é o VII Fórum Jurídico de Lisboa (Justiça e Segurança) decorre entre os dias 22 e 24 de abril, sendo organizado pela FGV, IDP e ICJP-CIDP da FDUL. O presidente do CAAD, Nuno Villa-Lobos, participa no painel “Reforma do Processo, Justiça, Tributária e Arbitragem”, onde também vão estar Helcio Honda, juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (2004-2008); Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça e professor da Fundação Getúlio Vargas; José Levi Mello do Amaral Júnior, Procurador-geral da Fazenda Nacional e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Carlos Lobo, professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Marcus Abraham, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2a Região e coordenador académico da Fundação Getúlio Vargas; e Márcio Souza Guimarães, árbitro e professor da Fundação Getúlio Vargas.

O segundo momento acontece não em Lisboa, mas em Londres, logo na semana a seguir, a 30 de abril. Trata-se do “Managing Tax Dispute Summit” que vai contar com Tânia Carvalhais Pereira, head of tax do CAAD, como um dos speakers convidados. Em foco estará a experiência do Centro de Arbitragem Administrativa na resolução de conflitos fiscais "Tax Arbitration in Portugal: An unconventional and effective tax dispute resolution model". A importância da experiência portuguesa nesta área é considerada central, já que tem permitido não apenas contribuir decisivamente para o descongestionamento dos tribunais do Estado, mas também para a produção de acórdãos cuja qualidade tem sido reconhecida internacionalmente.

Por último, o Rio de Janeiro recebe a 8 de maio o VII Encontro das Procuradorias Fiscais, um dos acontecimentos mais prestigiados do setor. Caberá ao presidente da CAAD, Nuno Villa-Lobos, abrir os trabalhos. Em foco estará novamente a experiência da arbitragem portuguesa: organização, transparência processual, além dos problemas e soluções encontrados para a aplicação da Justiça em tempo útil e num contexto cada vez mais exigente.

O conteúdo das três intervenções será divulgado neste mesmo espaço.